terça-feira, 26 de junho de 2012

ÁGUAS MORNAS

Atualmente a colônia Santa Isabel é uma localidade do município de Águas Mornas-SC, localizado às margens da BR-282. O acesso é pelo lado direito da BR no sentido Lages alguns quilometros após a entrada principal do município. 

É possível visitar a região que pouco mudou desde o final do século XIX, parte da antiga estrada dos tropeiros ainda está lá e sem asfalto, os sítios com algumas casas bem antigas, a igreja luterana logo na entrada da sede. 

do folheto turístico da cidade

Ao lado da igreja luterana na sede de Santa Isabel encontra-se um Memorial ao Imigrante, onde pode-se ler o nome de todos os que viveram e trabalharam na comunidade, inclusive de Jacobi, Behringer e Uhlmann.




O mapa abaixo está disponível nos folhetos turísticos do município e ajuda na visita. Ele representa apenas o munícipio de Águas Mornas, a BR-282 vinda de São José começa na ponta da direita, a marcação com ponto verde é a sede da colônia Santa Isabel que acompanha o antigo caminho das tropas e o rio dos Bugres. 



Para visitar a Primeira Linha onde ficava o lote de Raimund Jacobi, partindo do litoral, depois de passar pela sede do município de Águas Mornas (em amarelo) entra-se a direita em direção à "colônia Santa Isabel" uma vez  na sede da colônia (marcada com ponto verde)  entra-se à esquerda na estrada dos tropeiros (Lages Weg)


Para conhecer melhor o município visite o site : http://www.aguasmornas.sc.gov.br/