terça-feira, 12 de junho de 2012

DE DESTERRO À COLÔNIA SANTA ISABEL

A colônia Santa Isabel foi criada às margens do antigo caminho de tropas que ligava o litoral com a serra catarinense, caminho para Lages recém aberto, o Imperial Caminho, na confluência do Rio Bugres com o Rio Cubatão. Ela foi uma tentativa de minimizar os ataques indígenas a que estavam sujeitos os tropeiros que desciam do Planalto para vender seus produtos em Desterro (Florianópolis). Os primeiros moradores foram os colonos da colônia São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã em Santa Catarina fundada em 1829. Entre 1846 e 1847 chegaram 257 pessoas mas apenas 167 se fixaram na colonia, elas eram da região de Hunsrueck, atual estado da Renânia-Palatino, na Alemanha. A distribuição dos primeiros lotes foi por sorteio, nas linhas coloniais Loeffescheidt e Primeira Linha, logo em seguida esses primeiros colonos foram abandonados a própria sorte, em terras cobertas por florestas e inabitadas, dividindo seu espaço com indígenas.

A partir de 1847 a colônia parou de receber novos imigrantes e apenas em 1860 foi feita sua regulamentação quando teve seu primeiro administrador escolhido, o sr. Joaquim José de Souza Corcoroca.

No final de 1860, conforme já citado, chegou Wilhelm Behringer e família, Theodor Behringer e esposa, Treuhardt Mänchenn e famíla, Fredrich Uhlmann e famíla, Heinrch Mänchenn e família entre outros. E maio de 1861 chegaram Raimund Jacobi e família e Friedrich Uhlmann. (ver postagem “Chegada em Santa Catarina”).

O navio em que Raimund Jacobi e Friedrich Uhlmann vieram, aportou em Desterro (Florianópolis), a chegada a Desterro por mar está descrita na viagem que o Padre Jacomo Vicenzi fez a Santa Catarina em 1902, segundo ele uma das mais belas paisagens do Brasil, essa também a visão que os Jacobi tiveram quando estavam chegando a seu novo lar.



Entrada da ilha de Santa Catarina
Acervo Museu Castro Maya IBRAM/Minc


De Desterro a família Jacobi e a família Uhlmann seguiu para a Colônia Santa Isabel, o viajante von Tschudi fez essa mesma viagem em 1861 e conta que:

De Desterro dirigiu-se à Santa Isabel por terra ... Cavalgaram até a Fortaleza de Sant'ana, (localizada sob a ponte Hercílio Luz) lá colocaram os animais numa balsa e atravessaram para o continente num bote. Do local de desembarque há um bom caminho para a cidade de São José, uma légua de distância, … às 11 horas prosseguimos viagem … a estrada é no começo bastante arenosa, depois então bastante boa até a sede de Santo Amaro, distante de São José 3 e ¾ léguas... daqui para a frente o caminho se tornará sempre pior, através de infinitas escadas de lama, ele conduz a uma montanha bastante alta (Morro de N. Senhora) para Vargem Grande até o rio Cubatão, após sempre subindo, descendo, ora mais próximo, ora mais distante do rio, de vez em quando impraticável. Esta era a estrada nova !!... Lá, onde o rio dos Bugres, procedente do norte, se une ao rio Cubatão, nós deixamos o vale principal do Cubatão e seguimos então às margens do rio dos Bugres.”