sexta-feira, 15 de junho de 2012

NA COLÔNIA SANTA ISABEL - parte 1

Os primeiros lotes da colônia Santa Isabel (1846)  foram os localizados em Löffelscheidt e na Primeira Linha. Os recém-chegados do Rio de Janeiro (1860)  foram instalados em sua maioria na Segunda Linha (Zweite Linie) e assim sucessivamente os colonos foram sendo intalados em seis novas linhas de colonização.

O documento da fundação da igreja evangélica da Segunda Linha (Gustav-Adolf-Kirche) de 1932, conta que no início da colonização dessa linha “foi feito um galpão de madeira precário … numa picada que ia a Santa Isabel … quase intransitável no inverno, que servia de abrigo aos colonos no começo das derrubadas. Esses colonos, todos nascidos na velha pátria, além do grande mar, trabalharam como diaristas nas grandes plantações de café .. sofrendo muito sob o sol tropical, a que não estavam acostumados. Por causa desta antiga profissão deles nas fazendas de café chamavam-nos de Kaffeepflücker” (apanhador de café).”

Passada a fase do abrigo provisório, Raimund Jacobi, os Männchen, Behringer e Ulhmann se instalaram em lotes localizados em linhas distintas. A localização dos lotes pode ser vista no mapa abaixo, feito pelo Prof. Beat Richard a partir das informações deixadas pelo diretor Corcoroca e disponível no Arquivo Público do Estado de Santa Catarina em Florianópolis. Raimund Jacobi instalou-se num lote localizado aos fundos do caminho das tropas Desterro-Lages, na Primeira Linha, Wilhelm Behringer instalou-se na Segunda Linha.

do livro "A epopéia de uma imigração", de Toni Jochem
No mapa acima a longa linha que corta toda a colônia da direita para a esquerda é o antigo caminho dos tropeiros, o rio dos Bugres acompanha a estrada. Da esquerda para a direita o sentido é São José (Desterro, litoral)) para Lages (na serra catarinense). A marcação com ponto verde é a sede da colônia Santa Isabel. Na parte superior do mapa são dois os lotes em destaque, da esquerda para a direita, o primeiro da família Ulhmann, o segundo de Raimund Jacobi (azul). Na parte inferior do mapa são dois grupos de três lotes cada e mais um lote isolado em destaque. O lote isolado era de Carlos Männchen (cinza), o grupo de três lotes na parte superior eram da família Männchen, o grupo de três na parte inferior da esquerda para a direita eram respectivamente de Theodor Behringer (vermelho), Wilhelm Behringer (rosa) e Friedrich Ulhmann (verde).

Os lotes variavam de 25.000 a 275.000 braças quadradas, dependendo da acessibilidade e fertilidade do solo. A maioria possuia 75.000 braças quadradas ou seja, com aproximadamente 360.000 m², mais ou menos 200 m de frente por 1.800 m de fundos.