sexta-feira, 7 de setembro de 2012

EM BLUMENAU, ONDE ??

É difícil localizar o lote em que a família de Johann Hermann Rühe (Rüher) se alojou. No Arquivo de Santa Catarina (Saco dos Limões, Florianópolis) estão parte dos documentos ref. a terras e colonização, mas não foram encontrados documentos de Johann Hermann. Já o  Arquivo Histórico de Blumenau foi vítima de um incêndio em 1958 e muitos documentos se perderam, também não foram encontrados documentos de Hermann neste arquivo. O que se pode fazer é tentar localizar aproximadamente a região em que foram residir a partir dos documentos (nascimentos, casamentos, óbitos) da Igreja de Confissão Luterana de Blumenau.

Consta no casamento de Gustav Richard Rühe realizado em 1884 que o noivo era de Encano Norte. Em 1891 falecia Clara Louise Rühe geb. Wendt, mãe de Gustav, e seu óbito foi informado pelo Inspetor de Quarteirão de Passo Manso.


Mapa de Blumenau - 1864
daqui, original no Arquivo de Blumenau

Segundo o site da prefeitura de Blumenau a localidade de Passo Manso era conhecida por Stiller-Pass, perto de um local com águas tranquilas do rio Itajaí-Açú onde era possível fazer a travessia por balsa. No mapa de 1864 era formada por parte dos lotes do distrito 7 na margem direita do rio e por parte dos lotes do distrito 8 na margem esquerda do rio. Atualmente apenas a região da margem direita do rio se chama bairro Passo Manso, a região da margem esquerda passou a se chamar Badenfurt.

Encano do Norte é uma localidade situada na margem esquerda do rio Itajaí-Açú, contigua ao antigo Passo Manso da margem esquerda (distrito 8), atualmente é cortada pela BR-470 e é um bairro pertencente ao município de Indaial.

O mapa acima é da Blumenau de 1864, portanto do ano em que os Rüher chegaram à cidade. O círculo vermelho corresponde à localização aproximada da propriedade da família, a partir das informações do casamento de Gustav e do óbito de Clara.


Mapa de Blumenau - 1872 - Acervo do Arquivo de Joinville

O mapa acima é da colônia Blumenau em 1872, observe como em 8 anos ela cresceu, como se espalhou como teia de aranha, acompanhando os rios. O círculo em vermelho é da região de Passo Manso. 
Mapa gentilmente cedido pela pesquisadora Brigitte Brandenburg.


Região do antigo Passo Manso - distrito 8

Pouco antes do ano 1873 chegou em Blumenau a família Jacobi, Raimund e a mulher Marie Louise mais sete filhos. 


Acervo do Arquivo Público de Santa Catarina

Raimund adquiriu o lote n° 87, com 82.727 braças quadradas no ribeirão da Mulda em Blumenau. O documento acima, de 5 de abril de 1895, é uma solicitação para a emissão da escritura definitiva do lote, já inteiramente quitado. Observe a assinatura do meu tetravô sobre o selo federal. Nesse data Raimund contava com aproximadamente 65 anos e estava há pelo menos 20 em Blumenau.

Os irmãos e irmãs de Marie Louise Behringer (cunhados de Raimund Jacobi) quando sairam da colônia Santa Isabel, inicialmente se instalaram na região de Gaspar.