terça-feira, 25 de setembro de 2012

GUSTAV E TEKLA VOLTAM PARA SANTA CATARINA

A família Rühe (Rüher), agora com 6 crianças, ficou pouco tempo em Curitiba, logo estava na estrada novamente. De Curitiba foram a cidade de Rio Negro, ainda no Paraná.

Em Rio Negro nasceu o sétimo filho do casal, Ricardo no dia 06 de julho de 1898. O rapaz teria falecido vítima de um coice de cavalo ainda adolescente, na Estrada dos Bugres em São Bento do Sul-SC (a confirmar). 
Não foram encontrados dados a respeito desse óbito tanto no Cartório de Registro Civil quanto na Igreja Luterana de São Bento do Sul, como foi batizado apenas em 1912 o óbito ocorreu depois dessa data.

Segundo informações obtidas na Administração de Cemitérios de SBS (em 2017), no início do séc. XX o Cemitério da Estrada dos Bugres pertencia à comunidade, não tendo participação da prefeitura na sua administração.  Assim, muitos sepultamentos foram feitos sem anotação em livro. Foi informado também que era prática comum na época o sepultamento ser realizado na propriedade da família. 

De Rio Negro-PR, a família seguiu para São Bento do Sul-SC. Num primeiro momento foram morar na região urbana do município, onde nasceu o oitavo filho, Arthur, dia 17 de agosto de 1900. Arthur não se casou, faleceu dia 21 de março de 1961 (a confirmar).

Acervo do Arquivo Histórico de São Bento do Sul-SC

Acervo do Arquivo Histórico de São Bento do Sul-SC s/data

Os dois caçulas nasceram na Estrada dos Bugres na zona rural de São Bento do Sul-SC, a nona filha foi Anna, minha avó, nascida em 02 de outubro de 1902 e o outro filho, o décimo, foi Theodoro, nascido em 28 de fevereiro de 1905.


Anna Rühe



Passeio à estrada dos Bugres, São Bento do Sul-SC, em maio de 2012

... muito lindo !! ...




Para  ver lindas fotos de São Bento do Sul (além de Rio Negrinho, Corupá, ...) de 1929, do fotógrafo Arthur Wischral, do acervo do Sebo Figaro de Curitiba, clique aqui.