terça-feira, 2 de outubro de 2012

EM SÃO BENTO DO SUL - parte 2

O falecimento de Tekla e Gustav.

No final de fevereiro de 1905 nascia o último filho de Tekla. Para auxiliar no parto foi chamado um curandeiro que "esqueceu de fazer a limpeza" uterina no pós-parto, o que teria provocado uma infecção (infecção puerperal). Theodoro nasceu dia 22 de fevereiro de 1905 e Tekla faleceu 13 dias depois, no dia 7 de março de 1905, com 41 anos de idade, tendo sido sepultada no Cemitério da Estrada dos Bugres, em São Bento do Sul, Santa Catarina.




www.familysearch.org, Brazil Civil Registration, São Bento do Sul, livro 3, folha 138, registro 9, pp. 145/210.

Cemitério da Estrada dos Bugres

localizado no início da estrada dos Bugres

Quatro anos depois falecia seu marido Gustav Rühe.

Por não querer morrer em casa pediu para ser levado para Joinville e "para lá foi levado de carroça por Otto". O pequeno Arthur, que contava com apenas 9 anos acompanhou os dois. A ligação entre São Bento do Sul e Joinville era a estrada Dona Francisca (hoje parte da SC-301) e tem cerca de 75 km. De carroça quantos dias de viagem ?? Dois ? Três ? Para saber mais sobre essa estrada, clique aqui.

Estrada Dona Francisca km. 66
acervo do Arquivo de São Bento - sem data

Estrada Dona Framcisca, trecho, São Bento do Sul, 2012

Em Joinville, Gustav faleceu em uma casa no caminho do Iririu (atual rua Iririu). De quem seria essa residência ?? Provavelmente a casa da cunhada Laura, irmã de Tekla, veja aqui.

Gustav faleceu aos 49 anos de idade, vítima de um cancer de estomago.  Não esqueça que ele fabricava charutos, sendo provavelmente fumante, e a íntima relação entre esse cancer e o tabagismo. Deixou 10 filhos orfãos, o mais velho com 24 anos e o caçula com 4 anos, minha avó Anna tinha 7 anos. Foi sepultado no Cemitério Evangélico atualmente conhecido como Cemitério dos Imigrantes de Joinville, na atual rua XV de novembro, único no Brasil tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).



www.familysearch.org, Brazil Civil Registration, Joinville, livro 9, folha 121, reg. 335, pp. 125/206. 

"Aos vinte e trez de Dezembro de mil novecentos e nove nesta cidade de Joinville em meu cartório compareceu Arthur Rühee, residente em São Bento e exhibindo um attestado assignado pelo pastor Fritz Bühler declarou que hontem as quatro horas da tarde em um domicilio no caminho Iririu deste districto falleceu de um cancro de estomago, seu pae Gustavo Rühee, com cincoenta e dous annos de idade, natural de Allemanha, residia no dicto caminho, viúvo por fallecimento de Thekla nata Jacobi de cujo matrimonio deixou dez filhos e vai sepultar-se no Cemitério Evangélico desta cidade. Do que fiz este termo em que commigo assigna o pastor Fritz Bühler, a rogo do declarante. Eu, Waldomiro Onofre Rosa, escrivão, o escrevi. (ass) Waldomiro Onofre Rosa, Fritz Bühler pastor".

Cemitério dos Imigrantes - Joinville

no pé da colina,  rua XV de Novembro em Joinville