terça-feira, 30 de outubro de 2012

FAMILIA DE MARIA RÜHE (RÜHER)


Maria Rühe nasceu em 16 de julho de 1891 em Blumenau. Casou em 26 de dezembro de 1914 em Curitiba-Pr (Portão) com Gustavo Helbing, ele filho de Adolpho e Eva Helbing, veja aqui 



Fotocópia de foto das irmãs Maria e Anna

Tenho apenas uma cópia tipo xerox dessa foto aí em cima, se você tiver o original, poderia escanear e me enviar ? Agradeço muito, aljcastelhano@gmail.com.

Algumas fotos de Maria Rüher aqui.

Fotos de prováveis integrantes da família Rüher, aqui. Aceito confirmação e qualquer contribuição !! :)



Após seu casamento o casal passou um período na região de São Bento do Sul-SC, onde nasceu a filha Clara em 25 de janeiro de 1916. Em 1936 na cidade de Curitiba, Clara casou com Constantino Tedesco. 

Para saber mais sobre Clara Tedesco, conhecida parteira do bairro do Boqueirão de Curitiba, clique aqui e aqui.

A segunda filha do casal Maria e Gustavo, Paulina Helbing, nasceu na estrada Isabel, município de  Corupá-SC em 17 de fevereiro de 1918. Paulina casou com Daniel de Oliveira e morava em Guarapuava-PR.

Além de Clara e Paulina, Maria e Gustav Helbing tiveram mais 4 filhos, Paulo (também nascido em Corupá em maio 1920), Augusto, Tekla (nascida em Curitiba em 1922) e Albino. Portanto, entre 1920 e 1922, Maria Rueher, seu marido Gustav Helbing e as crianças sairam de Santa Catarina e passaram a viver em Curitiba-PR.

Em Curitiba, Maria Rüher morava no Boqueirão nas proximidades da Rua Tenente Tito Teixeira de Castro. Sua casa tinha um grande terreno, com aves, cavalo e charrete, uma vaca e gansos que ficavam em bando pelas ruas da redondeza. 




Não eram educadinhos como esses, não ....


Na copa da casa , existia uma prateleira com vidros enfileirados cheios de cobras em formol, todas coletadas na região. A filha Clara morou nessa mesma casa com a família.