sexta-feira, 26 de outubro de 2012

FAMÍLIA DE RICHARD LUÍS RÜHE (RÜHER)


Data de nascimento: 24 de outubro de 1888
Nome: Richard Luis Rühe
Origem: Massaranduba
Nome do pai: Gustav Rühe
Nome da mãe: Thecla geb. Jacobi
Padrinhos: H. Ruseler, Maria Jacobi
Fonte: Arquivo de Blumenau

Segundo anotações de minha mãe, Richard Luís teria tido três casamentos, o primeiro com a prima Ida Jacobi, o segundo com Maria Klabunde e o último com Maria Martins. 

Casamento de Richard Luis e Ida, ano 1914
Noivo: Richard Luis Rühe, 
Residência: Hansa (atual Corupá-SC)
Pais: + Gustav Rühe e Tekla geb. Jakobi
Idade: 25 anos
Noiva: Ida Friedrike Jakobi
Residência: Hansa (atual Corupá-SC)
Pais: Albert Jakobi (irmão de Tekla Jakobi) e Otília geb. Baumgaertel
Idade: 20 anos
Fonte: Livro da Igreja Luterana de São Bento do Sul, Matrimônios, 1914, reg. n° 2 (microfilme 2244066 SUD). 

O casamento civil foi dia 24 de maio de 1913 em Jaraguá do Sul, veja aqui, onde ele declarou ser lavrador na estrada Isabel em Corupá.

Richard Luís e Ida tiveram pelo menos uma filha, Rosa, nascida em 20 de agosto de 1914 em Corupá e registrada em agosto de 1919, veja aqui. Batismo de Rosa Ottília na Igreja Luterana de São Bento do Sul dia 24 maio de 1914  onde consta que ela teria nascido em 20 de agosto de 1913, veja aqui

Maria Klabunde faleceu em Corupá dia 4 de dezembro de 1938 e deixou 8 filhos, 7 menores e 1 maior de idade, veja aqui. Com Richard teve pelo menos 2 filhos, Luiz Ruhr Fº nascido em 28.3.1928 em Corupá e Evaldo nascido aproximadamente em 1930 também em Corupá.

Segundo o bisneto Antônio Carlos Rühr Jr., Richard e Maria Klabunde tiveram os filhos : Alfredo Rühr, Margarida Estella Rühr, Adélia Rühr, Cecilia Rühr, Luiz Rühr Junior, Ewaldo Rühr, Artur Rühr e Guilherme Rühr.

Com Maria Candida Martins, Richard Luís Rüher casou dia 28 de novembro de 1950, em Corupá, Santa Catarina, veja aqui.

Segundo Antônio Carlos Rühr Jr., Richard e Maria Candida tiveram uma filha de nome Edite Maria Guedes falecida aos 81 anos de idade em 04 dezembro de 2020 em Curitiba, portanto nascida cerca de 1939.

Richard faleceu dia 23 de junho de 1957 em Curitiba, 1º cartório, sepultado no Cemitério do Santa Candida, veja aqui

Para saber como era a vida em Corupá no início do séc. XX, leia O Diário de uma Imigrante. O diário começa aqui e segue nas postagens posteriores.



Foto disponibilizada no grupo Facebook Antigamente em Hansa Humboldt, veja aqui.


Foto também disponibilizada no grupo Facebook Antigamente em Hansa Humboldt, veja aqui, escola alemã da estrada Isabel em Corupá nos primeiros anos do séc. XX.

Os descendentes de Richard Luis Rüher acabaram com uma segunda corruptela do sobrenome original Rühee, levam o sobrenome Ruehr ou Rühr. Ou seja, o original Rühee passou a Rüher e nesta familia, finalmente, a Rühr.