terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ATUALIZAÇÃO - RÜHEE (RÜHER) OTTO ANTON - parte 2

O irmão de Otto, Gustav Richard, meu bisavô, era charuteiro e agricultor em Santa Catarina. Otto, ao contrário, buscou uma vida urbana. No início, na lida com o couro como pai, o sapateiro Hermann, foi curtidor (declarado em seu casamento no ano de 1875).  Em seguida se tornou proprietário de um armazém de secos e molhados em São Sebastião do Caí-RS. Além disso, para melhor gerir seu negócio, na compra, venda e transporte de mercadorias, possuia uma carreta de frete. O armazém se localizava na rua Floriano Peixoto (antiga rua do Comércio), quase esquina com a rua Tiradentes (antiga rua da Praia).


Rua Tiradentes, antiga rua da Praia, nos primeiros anos do século XX, daqui, onde se lê o histórico da foto.

Em 1895 participou da fundação da primeira Loja Maçônica do município.

Foi vereador na mesma cidade entre os anos de 1897 e 1900, tendo iniciado o mandato com a idade de 45 anos.

Consta que também tenha sido capitão da Guarda Nacional.

Jornal “O Correio do Município”,
Montenegro, quinta-feira, 06 de junho de 1912

Após o falecimento de Otto, em 1920, seus filhos Alfredo e Alípia seguiram com o armazém no centro da cidade. Assim que Alfredo faleceu, Alípia continuou com o armazém. E após o falecimento de Alípia, o armazém foi extinto.


Mais informações sobre Otto, clique aqui.


Fontes:

Blog Histórias do vale do Caí, de Renato Klein, pesquise por Antonio Rühe http://www.historiasvalecai.blogspot.com.br/

Família de Zadir Rühee, bisneto de Anton Otto (na pessoa de Rodrigo Rühee).


Martiny, Carina - “Os seus serviços públicos estão de certo modo ligados à prosperidade do município”, Dissertação de Mestrado, Unisinos, 2010, disponível on-line aqui.

Martiny, Carina – “Fortuna, bens e investimentos: a caracterização econômica de uma elite política municipal a partir dos inventários post-mortem (final do sec XIX)”. In: Produzindo a história a partir de fontes primárias, Porto Alegre, CORAG, 2010, disponível on-line aqui.

Jornal "Fato Novo", disponível on-line aqui.

Jornal “O Correio do Município”, de Montenegro-RS, edição de 06 de junho de 1912, disponível na Biblioteca Nacional e on-line aqui.

Pedro Fauth, trisneto de Otto Anton.

Grupo yahoo de genealogia RS-Gen