terça-feira, 9 de julho de 2013

ENTÃO, QUANDO FOR À PARIS ....

.. não esqueça do seu querido ancestral, Louis Coste, que serviu na "Grand Armée" de Napoleão, aproximadamente entre 1802 e 1811. Veja com outros olhos, lugares que antes faziam parte da história mundial e agora também fazem parte da sua história familiar.

No  Hôtel des Invalides, ou simplesmente Les Invalides, visite o Musée de l'Armée. Para informações clique aqui.

Entre os sete espaços principais que fazem parte do Museu não deixe de visitar o Départment Moderne, em que parte do acervo diz respeito ao período napoleônico e o Domê des Invalides com a Tombeau de Napoleon.

1979 - do lado esquerdo tetraneta brasileira de Louis Coste

Visite o Arc de Triomphe e  não esqueça que ele foi construído a pedido de Napoleão Bonaparte em comemoração à vitória na Batalha de Austerlitz (1806), onde o Regimento a que pertenceria  Louis Coste, esteve presente.

2012 - hexaneto brasileiro de Louis Coste no Arco do Triunfo

Procure conhecer o Musée de l'histoire de France, em cujo acervo  estão obras representativas de batalhas e situações em que participou o 100° Regimento de Infantaria de Tulle (Corrèze): Ulm, Austerlitz, Eylau, .... Atualmente está alojado no Hôtel de Soubise com previsão de transferência para Versailles. 

E falando em Napoleão, se você tiver tempo sobrando e gostar de uma fofoquinha, vá visitar Château de  Malmaison, residência de Josephine. Essa mesmo ... foi depois de se divorciar dela, que Napoleão casou com a jovem princesa austríaca Marie-Louise,  irmã de nossa querida imperatriz Leopoldina.


O casamento religioso de Napoleão I° e Marie-Louise no Salão Carré do Louvre em 02 de abril de 1810, autor: Georges Rouget, acervo do Musée national du Château de Versailles.

Bom, e dê uma passadinha no Château de Versailles, também.

Continue seu passeio parisiense pelos endereços de Joseph Robert, bisneto de Louis Coste e filho de Jacques Robert. Joseph voltou à França para servir na I Guerra Mundial. Em breve.