terça-feira, 20 de agosto de 2013

UN TOUR À SAINT-ETIÈNNE


Conhecer Saint-Etiènne. Um destino interessante para quem descende de Jacques e Marie Louise. A grande cidade que atraiu migrantes franceses de muitas partes, num processo bem conhecido entre nós. Vamos visitar o lugar ??


Vista da cidade, em primeiro plano a torre da igreja Notre Dame, seguida de casas e imóveis da cidade velha, e mais ao fundo o local do Poço Couriot (atual Museu de Minas) com os dois grandes montes de resíduos ("crassiers"), daqui.

Jacques e Marie Louise casaram em Saint-Etiènne, os primeiros filhos aí nasceram, Leonard, Catherine e Marie Caroline, Joseph. 

Seu passeio pode incluir, além dos locais turísticos tradicionais, os endereços da família Robert na cidade:  o "grand coin " e a rua de la Parreile, lugares em que viveram e que já foram mencionados  aqui.

A rue de la Pareille atualmente pertence ao bairro Jacquard. Ela foi mencionada em documentos pela primeira vez nos anos  de 1819. Era região periférica, foi anexada à cidade Saint-Etiènne em 1855, até então Jacquard era conhecida como Montaud. 

O história do bairro está intimamente relacionada às minas de carvão e às fábricas de fitas (rubanerie), atividades de Jacques e Marie Louise Robert, nele estão ainda existem vestígios do:
Visite  uma  mina de carvão, o  Puits Couriot (Poço Couriot), atualmente o Musée de la Mine de Saint-Etiènne:

                                           

Marie Louise, a mulher de Jacques Robert, antes de imigrar para o Brasil, era plieuse de ruban, plissava fitas. Muitos fabricantes de fitas se instalaram no bairro durante o séc. XIX. Os prédios são facilmente reconhecidos pelas altas janelas e pela decoração exterior.

Marie Louise não alcançou essas duas preciosidades abaixo, que dizem respeito à rubanerie, mas vale a visita:

O primeiro é o prédio da "Conditions de Soies" de fachada art-noveau decorada com motivos de fitas e amoras. O prédio é de 1910 e foi construído por Leon e Marcel Lamaiziere.

  
Outro prédio de uma antiga fábrica de fitas,  atualmente pertence à École nationale supérieure d"architeture de Saint-Etiènne.


Por ocasião da Primeira Guerra Mundial, Joseph Robert,  filho de Jacques,  nascido na França e que chegou ao Brasil com apenas 2 anos de idade, foi convocado. Mesmo casado e com filhos, com mais de 40 anos, ele retornou para servir a Armée francesa. Assim, aproveite para visitar os endereços de Joseph Robert na cidade.

(Eu sou descendente de outro filho de Jacques, Antônio Robert, nascido no Brasil em 1875, a família de Joseph Robert se instalou na cidade de Cerro Azul-PR.)

Comece pelo local do Quartel em que se alistou. O prédio foi demolido em 1970 e em seu lugar contruída a Faculté de Lettres, na rue du 11 de novembre.  Para saber mais do Quartel, clique aqui.

Enquanto viveu em Saint-Etiènne, Joseph Robert morou na  rue J J Rosseau n° 12.

Rue J.J.Rosseau n° 12

Joseph Robert, durante sua estada na França, enviou vários cartões postais para sua família. Entre eles, alguns com fotos de Saint-Etiènne, como a Gare du Clapier, a Pont du Pertuiset (sobre o rio Loire) e a Gare Chateaucreux.

Gare du Clapier está ligada à atividade mineira da cidade. Foi construída em 1857, inicialmente em madeira e reconstruída em concreto nos anos de 1920. Atualmente a Gare du Claplier é um restaurante.


Gare du Claplier em 1906

Gare du Clapier em cartão postal enviado durante a IGG
de Joseph Robert para meu avô Fernandes Robert

Outro local conhecido da família Robert, está neste outro lindo cartão que Joseph mandou para seu irmão Antônio, meu bisavô. É uma ponte suspensa do séc. XIX sobre o rio Loire, a Pont du Pertuiset. Essa ponte foi substituida por outra mais moderna. Para conhecer essa nova ponte, clique aqui.


Um terceiro cartão de Joseph é da Estação Chateaucreux, á esquerda. A gare como está atualmente, à direita. Para saber mais, clique aqui.


Os cartões enviados por Joseph Robert a Antônio e Fernandes Robert serão postados em breve.

Se quiser  imagens (cartões postais) de outros locais da Saint-Etiènne de Jacques e Maria Louise que não seu bairro,  clique aqui.

A moderna Saint-Etiènne está aqui e aqui.

Para saber mais sobre o bairro Jacquard, clique aqui.

A maior parte das fotos e cartões postais desta postagem é daqui.

Um pouco da história de Saint-Etiènne, clique aqui.