terça-feira, 24 de dezembro de 2013

BIBLIOGRAFIA

A pesquisa sobre os Robert na estrada de ferro precisa ser ampliada. Para saber coisas como, quais Robert efetivamente trabalharam na Estrada de Ferro, quando, onde, que atividades exerciam, quais as condições de trabalho, salários e pagamentos, possíveis acidentes e doenças de trabalho, como era o dia a dia, ....

Existe um extenso material sobre a construção em si, parte técnica, engenharia, etc e praticamente nada sobre a vida dos empregados.

Não consegui descobrir onde estão os documentos dos empregados mais antigos da ferrovia. No Museu Ferrovário, não encontrei nada, tampouco na Inventariança da RFFSA ou no Arquivo Público do Paraná. Talvez estejam no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, talvez.

BIBLIOGRAFIA:

Cincoentenário da Estrada de Ferro do Paraná 1885-1935, publicação comemorativa da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina.

Cordova, Dayana e outros - Pelos trilhos, paisagens ferroviárias de Curitiba, disponível on-line aqui

Fenianos, Eduardo Emílio - Rebouças: o bairro harmonia,

Ferrovia Paranaguá-Curitiba, 1885-1985, uma viagem de 100 anos, edição comemorativa do centenário da Estrada de Ferro do Paraná, RFFSA, Superintendência Regional-Curitiba, 1985.

Fonseca, Ricardo M. e outro - A greve geral de 17 em Curitiba: Ibert, 1996.

Gerodetti, João Emílio e outros - As ferrovias do Brasil nos cartões postais e álbuns de lembranças, disponível on-line, parte, aqui.

Habitzreuter, Rubens - A Conquista da Serra do Mar, Curitiba : Pinha, 2000.

Kroetz, Lando Rogério - As estradas de ferro do Paraná 1880-1940, Tese de doutoramento da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985, disponível on-line aqui.

Lamounier,Maria Lucia - Ferrovias e mercado de trabalho no Brasil do séc. XIX, São Paulo, Edusp,

Maravalhas, Jorge - Estrada de Ferro do Paraná,  Curityba :Typ da Livraria Economica, 1903

SITES INTERESSANTES;









Nenhum comentário:

Postar um comentário