terça-feira, 22 de abril de 2014

OS FILHOS DE JACQUES ROBERT - AS TIAS FRANCESAS

Sempre ouvi que a mulher de Jacques, Marie Louise, teria vindo grávida da França. Se assim ocorreu (não consegui confirmar), o bebê seria JÚLIA ROBERT.



Júlia é o quinta filha de Jacques e Marie Louise. Nasceu em Curitiba, dia 14 de outubro de 1873. O documento de seu nascimento seria o batismo, procurei nos livros da Catedral e não encontrei, deve ter sido realizado em outra igreja. Caso você queira pocurar o documento de nascimento de Júlia, os registros estão disponíveis para consulta on-line, aqui.

Júlia não casou. Faleceu em Curitiba, dia 24 de outubro de 1958, com a idade de 85 anos. Para ver o registro de óbito, clique aqui. Ela foi sepultada no cemitério do bairro São Francisco, com os pais e os irmãos Antônio e Eugênia, e alguns sobrinhos.

EUGÊNIA ROBERT é a filha caçula de Jacques e Marie Louise, a oitava filha, também conhecida como a "tia Bebê". Nasceu dia 03 de junho de 1886 (ou 1887 ?) em Curitiba. Também não encontrei seu batismo. Eugênia iria completar 10 anos no dia seguinte ao falecimento de seu pai Jacques, não houve festa.


Em 14 de junho de 1934, com 48 anos de idade,  Eugênia casou com o comerciante viúvo e sem filhos, Rodolfo Guilherme Sellmer, veja aqui. Casou "a hora dezenove na casa da rua Vinte e Quatro de Maio". O casal também não teve filhos.


Júlia e Eugênia moravam bem perto uma da outra, no mesmo quarteirão embora em ruas diferentes. Júlia morava na rua 24 de Maio e Eugênia na av. Silva Jardim, onde atualmente é a padaria Wing.


Eugênia faleceu em 1962, dia 26 de novembro em Curitiba e está sepultada junto com os pais, as irmãos Antônio e Júlia e mais alguns sobrinhos.

As duas irmãs, Júlia e Eugênia, ajudaram muito a família Robert, por ocasião do falecimento de Leonard Robert, foram elas que ajudaram a cunhada Amanda Schültz na criação dos filhos.


O sobrinho-neto Paulo Roberto, filho de França e neto de Antônio, na casa da tia Júlia na rua 24 de maio em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário