terça-feira, 27 de maio de 2014

FERNANDES, PRIMEIRO DOS ONZE

Fernandes Robert nasceu em 25 de outubro de 1900 na cidade de Curitiba. Filho primogênito de Antonio Robert e Helena Gerber, ambos nascidos e residentes em Curitiba. Antônio, filho dos franceses Jacques Robert e Marie Louise Coste e Helena Gerber, filha dos prussianos Johann Friedrich Gerber e Albertine Bunde.

os irmãos Geraldo e Fernandes em 1903

Fernandes  começou a trabalhar na Estrada de  Ferro do Paraná aos treze anos de idade.  Provavelmente aí trabalhou até sua ida para o Exército em 1922.


1. seu pai Antônio Robert, 2. Fernandes

Em maio de 1922, aos vinte e dois anos, foi incorporado ao Exército Brasileiro como sorteado na 2ª Companhia de Pontoneiros do 5º Batalhão de Engenharia de Curitiba, onde serviu até maio de 1923, saindo como cabo serralheiro.



No verso da foto está escrito:  "Humilde recordação da caserna, 1922, 5° Batalhão de Engenharia, 2ª Companhia de Pontoneiros". Pontoneiros são os construtores de pontes. Fernandes está a direita, onde tem uma marca de caneta, não sei onde se localizava esse batalhão.

Depois da baixa no Exército, Fernandes trabalhou como torneiro mecânico em algumas empresas do ramo, como a Todeschini e a Metalúrgica Müller (localizada no prédio do atual shopping Müller).

s/data - daqui

Em setembro de 1939 cadastrou-se no Departamento Nacional do Trabalho obtendo sua Carteira Profissional, sendo  registrado por Eduardo Schinzel, posteriormente Metalúrgica Schinzel, onde terminou sua vida profissional.



Passeio em família,  ao fundo Anna Estela Rüher Robert (com lenço), Fernandes Robert, dois rapazes não identificados (o de roupa clara parece ser o irmão de Fernandes, Durval), Lourdes (filha) ao centro, do lado esquerdo,  Irene (prima de Fernandes, filha de Luiz Robert) e duas crianças (década de 40).

Mais sobre Fernandes Robert, clique aqui e aqui.

Fernandes faleceu aos 49 anos de idade, dia 12 de abril de 1950, na cidade de Curitiba, tendo sido sepultado no Cemitério Municipal da Água Verde.