terça-feira, 13 de maio de 2014

OS FILHOS DE JACQUES ROBERT - ANTÔNIO

Faltou mencionar Antônio Robert, meu bisavô, o sexto dos oito filhos de Jacques e Marie Louise, depois dele nasceram Claudina e Eugênia. 

Antônio nasceu em Curitiba dia 13 de maio de 1875, foi o segundo filho brasileiro do casal, que já estava em Curitiba há pelo menos 2 anos. Também não encontrei seu registro de nascimento, na época ainda assentamento de batismo.

Com 25 anos de idade, Antônio casou com Helena Gerber, na verdade Helene Alwine Wilhelmine Gerber, em Curitiba no dia 02 de junho de 1900, veja aqui.



Apesar do foto dos noivos não encontrei o casamento religioso dos dois na Igreja Luterana de Curitiba, tampouco em Igreja católica, penso que precisa ser feita uma pesquisa mais apurada nas igrejas católicas da região.



Antônio trabalhou por toda sua vida na estrada de ferro, parte na construção e parte nas oficinas, conforme já vimos aqui e aqui.

Geraldo, Delphina, Zulmira e Zinalda

Ele e Helena tiveram 11 filhos, a saber:

 1. Fernandes Robert casado com Anna Rüher
 2. Geraldo Robert casado com Celina Corrêa
 3. Lydia 
 4. Albertina
 5. Leonel Robert casado com Brígida Deconto Gabardo
 6. Zinalda Robert casada com Antônio Ceschin
 7. Aristides Robert casado com Isis Gabardo
 8. Delphina Robert
 9. França Robert casado com Rosa Pensak
10. Zulmira Robert casada com Aldino Gabardo e depois com Humberto Gabardo
11. Durval Robert casado com Adirce Gabardo

Lindas fotos da família de Antônio Robert, clique aqui . Aceito contribuição.

Antônio faleceu precocemente, aos 48 anos de idade, dia 14 de dezembro de 1923, vítima de um cancêr de estomago, seis meses após o nascimento de seu filho caçula Durval, veja aqui

Foi sepultado no cemitério do bairro São Francisco em Curitiba, junto com os pais, a mulher, algumas irmãs, alguns filhos e alguns netos, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário