terça-feira, 16 de setembro de 2014

A COLÔNIA DONA FRANCISCA


D. Pedro II era o caçula de quatro irmãos. As três primeiras eram :

- Dona Maria da Glória, a D. Maria II de Portugal, que teve 3 casamentos, o primeiro com seu tio Dom Miguel,

- Dona Januária, que depois casou com Conde d'Áquila, Príncipe das Duas Sicílias, e

- Dona Francisca Carolina, que em 1843 casou com Francisco Fernando de Órleans, filho de Luís Felipe I, Rei de França, o Príncipe de Joinville, em quem estamos particularmente interessados.



Dona Francisca teve um belo dote, um milhão de francos além de 25 léguas quadradas, cerca de 155 mil hectares, no nordeste da província de Santa Catarina, entre os rios Pirabeiraba e Itapocu, o "Domínio Dona Francisca". A região era praticamente desabitada, com pequenos povoados no litoral. E cinco anos depois casamento ...
" ... Na Europa o ano de 1848 foi marcado por uma onda de revoluções que começou em Paris, com a derrubada da monarquia em 24 de fevereiro, passou pela Alemanha, Baviera, Áustria, Hungria e Milão, para chegar em seguida à Sicilia. Em pouco tempo, uma vasta área, centenas de pequenos reinos, ducados e principados, foram defenestrados do poder sem muita hesitação.  As próprias irmãs de d. Pedro sentiram na pele os efeitos do movimento. Francisca, casada com Luís Felipe de Orléans. rei da França deposto, é obrigada a se exilar na Inglaterra ...." (Schwarcz, pg 100) 
 Exilado e com dificuldades financeiras, em 1849 o príncipe e a princesa de Joinville passaram 8 léguas quadradas de terras ao senador hamburguês Christian Mathias Schroeder que deveria colonizá-las com imigrantes europeus. Em 1851 o senador Schroeder consegue fundar a "Sociedade Colonizadora 1849 Hamburguesa" e em 06 de março de 1851, chega a primeira leva de imigrantes, que comprariam seus lotes na colônia. Essa é a data da fundação da cidade de Joinville, a data da chegada da barca Colon. A "Sociedade" mudou de nome outras duas vezes, para "Sociedade Colonizadora de 1849 em Hamburgo" e depois "Sociedade Colonizadora Hanseática". Continuou atuando em Joinville até 1921.




Foto de Johann Niemeyer, provavelmente de 1866, da Colônia Dona Francisca, uma igreja católica do lado esquerdo, já demolida  e uma casa enxaimel do direito.



Fotos da colônia Dona Francisca, aqui e aqui. Outras fotos, aqui.

Fotos do Museu da Imigração Joinville, aqui

Fontes: 

"Centenário de Joinville" 1851 9 de março 1951

Ficker, Carlos - A História de Joinville,

Schwarcz, Lilia M. - As barbas do Imperador, 

Wikipedia, Joinville


Nenhum comentário:

Postar um comentário