terça-feira, 14 de outubro de 2014

ORFÃOS


Depois do falecimento dos pais e da meia-irmã mais velha, fico me perguntando o que teria acontecido com os três meninos. Ainda não encontrei uma resposta para essa questão.

Nessa época a assistência aos orfãos era dada pela Igreja, mas conforme citado na postagem anterior, após 1858 e por cinco anos, a colônia Dona Francisca ficou sem pastor, até 1863 aproximadamente. Não existiam casas para orfãos, a primeira em Joinville foi a Sociedade de Caridade e Asylo de Órfãos e Desvalidos (atual Lar Abdon Batista) em 1911. É grande a probabilidade das crianças terem seguido com famílias e por caminhos diferentes (a confirmar).

No mesmo navio em que chegou Carl August Gerber, chegaram mais sete famílias de Billerbeck, a família de Johann Brüske, a de Carl Huch, a de Gottlieb Lembcke, a de Johann Nass, a de August Pluhm, a de Dorothea Raabe, a de Dorothea Siedschlag, veja aqui.  Eles podem ter ficado com uma dessas famílias.

Em 1862 chegou a família de Johann Briezig de Billerbeck, provavelmente aparentados com o primeiro marido da mãe dos meninos, veja aqui.

Vieram outros Gerber para a Colônia Dona Francisca, mas provavelmente não eram da mesma família, eram de cidades diferentes.

Estivessem com quem estivessem, o fato é que os três estavam com famílias luteranas. Encontrei a confirmação do batismo dos três meninos, na Igreja Luterana de Joinville, no microfilme SUD 2244023:

- em 1860, encontrei a do irmão mais velho Carl August, na pg. 20, reg. N° 3, escrita muito fraca, praticamente ilegível.

- em 1863, encontrei a confirmação de Johann Friedrich, meu bisavô, na  pg. 40, reg. N° 33


residência: ? não entendi
nascimento: 14 de março de 1849 em Billerbeck
pai: August Gerber
mãe: Sophie geb. Diedrich

-  em 1865, encontrei a confirmação do batismo de Ferdinand August, o caçula, na pg. 52, reg. N° 13



residência:
nascimento: 25 de junho de 1851 em Billerbeck
pai: August Gerber
mãe: Sophie geb. Diedrich

Dos três irmãos Gerber somente Johann Friedrich foi para Curitiba, os registros da família Gerber que existem na Igreja Luterana de Curitiba, são todos de descendentes de Johann Friedrich.







Nenhum comentário:

Postar um comentário