terça-feira, 4 de novembro de 2014

JOÃO GERBER EM CURITIBA - parte 1



Johann Friedrich Gerber era o filho do meio de Sophie e Carl Gustav Gerber, nascido em Billerbeck  na Pomerânia (hoje Nadarzyn, Polônia) dia 14 de março de 1849.

Como já visto, imigrou com a família para o Brasil em 1858 e logo ficou orfão de pai e mãe. Saiu da Colônia Dona Francisca (Joinville) e chegou em Curitiba por volta de 1870. Foi o único Gerber que subiu para Curitiba. A primeira referência dele na cidade foi seu casamento com Albertine Bunde em 1875.

João Gerber e Albertine Bunde casaram na Igreja Luterana de Curitiba, no dia 24 de abril de 1875. Foram seus padrinhos  Julius Bunde e Ferdinand Irbart (pessoalmente penso tratar-se de Ferdinand Gerber, irmão de Johann).

    


Minha mãe contava que Johann tinha uma ferraria na rua 24 de maio. Não consegui nenhum dado a respeito do endereço (informação a confirmar).

Mas consegui confirmar a profissão de ferreiro !!

No Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Província do Paraná para o Anno de 1877 de José Ferreira de Barros, encontra-se o nome do ferreiro João Gerber, veja aqui.


Do livro de Ernesto Niemeyer, Os allemães no Paraná, um esboço histórico :



No mesmo Almanak Administrativo, mas para o ano de 1880, ele também aparece, veja aqui.


O filho de João, Carl Gerber, seguiu por toda vida na profissão do pai, como ferreiro (veja aqui em seu casamento na qualificação do noivo).
"... Repassou os cavalos, prezando os mais bem ferrados e os de aguentada firmeza. - Ferraduras, ferraduras ! Isto é que é importante ... - vivia dizendo." (G. Rosa)
Como é a oficina de um ferreiro ?  Ficou curioso ?  Para saber clique aqui



Abaixo, foto da Coleção da Prof. Júlia Wanderley, sem data (provavelmente primeiros anos do séc. XX), da Igreja Bom Jesus dos Perdões, localizada na esquina da rua André de Barros com rua 24 de Maio (lateral), foto daqui.









Nenhum comentário:

Postar um comentário