terça-feira, 4 de agosto de 2015

A CHEGADA DOS SIGGIA NA FAZENDA DE CAFÉ


Consta no livro da Hospedaria que a família foi encaminhada para a fazenda de José Ramalho & Irmão em Guariba, veja aqui.

Porém, não encontrei referência ao fazendeiro José Ramalho em Guariba e sim na região de Ribeirãozinho, atual Taquaritinga. 


Taquaritinga 1917

Mapa (modificado), acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, clique aqui.

A fazenda de José Ramalho e Irmão na região de Taquaritinga era a Fazenda São Domingos, veja aqui.  Provavelmente a família foi encaminhada à estação ferroviária de Guariba porque era a mais próxima de Ribeirãozinho, que na época (1897)  ainda estava fora da malha ferroviária.

Então, da estação Guariba a família foi para a fazenda São Domingos, em Ribeirãozinho, talvez num carro de boi ou numa carroça.


Mapa aqui

Assim, a família desembarcou do vapor San Gottardo em Santos, embarcou numa maria-fumaça com destino a Hospedaria dos Imigrantes, localizada na estação Braz da The São Paulo Railway. Permaneceu por algum tempo na Hospedaria, de onde partiu para a estação Guariba. 


Estação de Guariba, 1915, foto daqui.

A estação de Guariba é de 1892, fazia parte do ramal de Jaboticabal da Cia Paulista.  Com a chegada do trem cresceu o vilarejo, hoje a cidade de Guariba.

A estação de Ribeirãozinho é de 1901, pouco tempo depois da fundação da cidade. Fazia parte da linha tronco da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA).

Taquaritinga foi elevada à condição de município em 1892, anteriormente o povoado pertencia à comarca de Jaboticabal.

Fontes:

Site Estações Ferroviárias do Brasil, excelente !

Martins, Ana Luiza - Guariba, 100 anos









Nenhum comentário:

Postar um comentário