terça-feira, 18 de agosto de 2015

COMO ERA VIVER NUMA FAZENDA DE CAFÉ ? PARTE 2


Não encontrei nenhuma referência às fazendas em que viveram os Siggia (Fazenda São Domingos) e os Capozzi (Fazenda Grama) em Ribeirãozinho (Taquaritinga), mas encontrei referências a outras fazendas cafeeiras da região.
.
Abaixo, planta da Fazenda Santana em São Carlos (SP), daqui.



Grande parte das fazendas de café paulistas foram formadas a partir das antigas fazendas de cana-de-açúcar. Uma fazenda cafeeira, mais especificamente, contava com:

1. Tanques para lavar e terreiros para secar o café
2. Edificações do beneficiamento, como tulhas e casas de máquinas, onde os grãos eram armazenados e  beneficiados
3. Depósito, oficina, serraria
4. Colônias para os trabalhadores, nas mais antigas as senzalas
5. em algumas delas, Capela e Escola
6. Casarão
7. Casa do administrador
8. Armazém
9. Pomar, horta, galinheiro, estábulos, ......

A colônia era o agrupamento  de casas onde residiam os trabalhadores, os camponeses, os nossos. Eram casas pequenas com sala, dois quartos e cozinha. Segundo Benincasa
"São casas, em geral, geminadas, ou formando renques com maior número de casas, telhados com duas águas caindo para a frente e aos fundos da edificação.  Por vezes é acrescentado um cômodo na parte posterior, ocupado pelas cozinhas, quase sempre sem banheiros internos. A origem dessa configuração é obscura; podemos pensar em adaptação da choça africana" (v.1, pg.166)
" ... casas pequenas e singelas, sem forro, com piso de terra batida que, aos poucos iam sendo revestidos de tijolos ou uma  camada fina de cimento, contendo o básico a uma vida cotidiana que se dava muito mais em ambientes externos que internos. As lides diárias estavam voltadas aos cuidados com as pequenas criações de animais, ao cultivo das hortas e ao trabalho nas fazendas, tanto de homens, quanto de mulheres e crianças. A casa de colônia era, antes de tudo, um abrigo, e não local de fruição de espaços, e as atividades de preparo de alimentos e descanso eram as suas principais atribuições."(v.1)


Casas de colonos na Fazenda Atibaia em Campinas.


 Casas de colonos na Fazenda Iracema em Campinas.
As fotos são de Vladimir Benincasa, veja aqui.

Numa  pequena vila desse tipo provavelmente viveram os Siggia logo que chegaram ao Brasil, na Fazenda São Domingos em Taquaritinga. Numa casa simples como essas, já em outra Fazenda da região, a Fazenda Grama,  nasceram os filhos mais velhos de Agnese Siggia e Ernesto Capozzi, Amélia, Luiza minha avó, Antônio, José, Thomas,  Albino.

Segundo o pesquisador Milve Peria, de Taquaritinga, essas ´duas fazendas eram produtoras de café até o início do séc. XX, atualmente as estruturas da época foram substituídas, os proprietários são outros e o café não existe mais. Elas são localizadas na região leste de Taquaritinga.

Para saber um pouco mais sobre José Ramalho, clique aqui.

Sobre as fazendas de café paulistas, o trabalho de Vladimir Benincasa é primoroso, detalhista e fartamente ilustrado. Apesar de ser  uma tese de doutoramento possui linguagem leve e acessível. Para quem se interessar pelas velhas fazendas cafeeiras, recomendo a leitura, são dois PDF's disponíveis aqui.

Quem quiser visitar fazendas históricas, antes que acabem, algumas delas estão adaptadas ao turismo rural, veja aqui.

Para saber mais sobre a história de Taquaritinga, clique aqui, o site Nossa Taquaritinga, do sr. Milve Peria, a quem agradeço muito pelas informações que me passou.

Outro site de conteúdo interessante é o do jornal  Tribuna de Taquaritinga, clique aqui.









Nenhum comentário:

Postar um comentário