terça-feira, 22 de setembro de 2015

VAMOS PRÁ ESCOLA !



Dos treze filhos de Agnese Siggia e Ernesto Capozzi, nove nasceram em Taquaritinga. Somente depois de 1915 a família mudou para São Paulo, onde nasceram mais quatro crianças. As crianças precisavam ir para a escola!!

Em janeiro de 1914, foi inaugurado o Grupo Escolar de Taquaritinga, atualmente E.M. Domingues da Silva, localizado na rua Visc. do Rio Branco 719, Centro. Segundo Milve Peria, antes dessa data ....
" ... já existiam em nossa cidade (Taquaritinga) nove classes, mas se encontravam espalhadas em diversos locais. Havia necessidade de agrupá-las. " Daqui. 


Reparem que o Grupo possui seções separadas para meninas e meninos.  E que alunos fizeram parte da primeira turma do Primeiro Grupo Escolar de Taquaritinga, em 1914 ???

Na seção feminina estavam as alunas;
Amélia Capozza - 2º ano "B" - professora Maria Candida Fernandes
Luiza Capozza - 3º ano - professora Amélia Araújo

Na seção masculina estavam os alunos:
José Capozza - 1º ano "C" - professsora Isabel Avellar Pegado
Antônio Capozza - 2º ano "B" - professor Jorge Gomes do Val

No 2º ano "A" estudava um amigo de Antônio Capozza, Luiz Falcone, que anos depois lhe enviou um jornal comemorativo de agosto de 1981, que já disponibilizei na postagem anterior. Nesse mesmo jornal, Antônio Capozza faz referência a Herculano Rangel,  professor do 3º ano e do 4º ano, na seção masculina.


A inauguração da escola e também seu diretor Dalmo Braga, também fizeram parte das doces memórias de Antônio Capozza.


A grafia do nome nas fichas dos alunos é Capozza e não Capozzi.



As crianças Capozzi, na época em que estariam frequentando o Grupo Escolar: minha avó Luiza a esquerda e Antônio a direita, na frente de minha avó Thomas, sentado na cadeirinha Albino, atrás da caderinha José.

Primeira foto: Daqui

Para saber mais sobre a escola, clique aqui.

Obrigada, sr. Milve Peria, por todas essas maravilhosas informações !!







Um comentário:

  1. Ana, querida, o link após "Daqui" lá em cima não funciona. Existem links para as fichas escolares? Parabéns! Voce é minha historiadora preferida.

    ResponderExcluir