terça-feira, 6 de outubro de 2015

EM 1932

Para não esquecer e pesquisar melhor depois. A Revolução Constitucionalista de 1932 esteve presente na vida de muitos paulistas, inclusive os nossos. Soube recentemente que 3 jovens da família participaram da contenda, provavelmente como voluntários : Antônio,  Albino e Thomas Capozzi, tendo o último recebido baixa rapidamente por um tiro na perna, mais o cunhado Nelson Epaminondas Ferreira, marido de Julieta Capozzi.

Efetivamente, o primeiro tiro da Revolução foi dado em 13 de julho e o armistício no início de outubro. A guerra foi perdida pelos paulistas, mas a Constituição conquistada, tudo bem que em 1937 Getúlio Vargas fechou o Congresso e ...

A foto abaixo é de 7 de setembro de 1932 em São Paulo, famílias Mônaco e Capozzi, vizinhos no bairro da Moóca, provavelmente voltando do desfile cívico pela Independência. Repare nos chapeuzinhos das crianças e na bandeira na mão do menino à direita. A foto está datada no verso e provavelmente foi tirada na casa da família Mônaco na Moóca. Mais informações sobre ela, clique aqui.

" ... os paulistas tentavam manter acesa a chama para dar continuidade à luta e rever o quadro que se apresentava irreversível. Em 7 de setembro ocorreu o desfile da Guarda Civil da Capital." Assunção
Desfile em 1932, foto daqui

Foto daqui

Ah !!! Então,  no dia 7 de setembro, os Capozzi e os Mônaco saíram da Móoca, talvez de bonde, foram até o centro de São Paulo, caminharam até o  Pátio do Colégio, para desfilar em homenagem e incentivo aos soldados revolucionários de 1932 !!!

Abaixo, o documentário A Guerra Paulista, revolução Constitucionalista de 1932 com direção de Lais Bodanzky e Luís Bolognesi.


Existe um outro documentário, 1932 História de uma guerra,  com direção de Tiago Montelli, veja aqui. Eventualmente esse filme passa no canal CineBrasilTv.

Um resumão, aqui, fotos do acervo do Estadão aqui

Assunção, Paulo de - Revolução de 1932, São Paulo: Clube dos Autores, 2013, aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário