terça-feira, 12 de janeiro de 2016

ERNESTO CAPOZZA

Passamos agora a falar um pouco sobre a família de meu bisavô paterno, Ernesto Capozza...


Ernesto é filho de Maria Giuseppa Marino. Nasceu em Scandale na Calábria dia 16 de maio de 1869, na Contrada Argiro em Scandale. Foi registrado no 1º Ufficio dello Stato Civile de Scandale, em 1869, parte I, série A, registro nº 27, com o nome de Ernesto Adolfo Alberto Marino. Em março de 1889, em anotação à margem, Tommaso Capozza assume Ernesto como filho natural (fruto de relação não oficializada), que passa, então, a se chamar Ernesto Adolfo Alberto Capozza. Na época o ufficiale dello Stato Civile era Antônio Drammis, veja o registro aqui.

Ernesto imigrou para o Brasil perto de 1896 e foi para Taquaritinga-SP. Casou perto de 1900, teve filhos, mudou para a cidade de São Paulo-SP, trabalhou, teve mais filhos. Faleceu em São Paulo-SP, dia  16 de julho de 1947, aos 78 anos de idade, vítima de broncopneumonia e colapso cardíaco, tendo sido sepultado no Cemitério do Brás, veja o registro aqui.



Para saber sobre a vida profissional de Ernesto, clique aqui.

Para saber sobre a mulher de Ernesto, Agnesa Siggia, clique aqui.

Para saber sobre os filhos de Ernesto Capozza e Agnesa, clique aqui e aqui.

A história familiar de Ernesto é conturbada e bastante interessante. No Registro de Nascimento  ele é filho de Maria Giuseppa Marino. Quando tinha 19 anos de idade, Tommaso Capozza o assumiu como filho,  pessoa por quem, com certeza, Ernesto nutria carinho especial, já que nomeou um de seus filhos, Thomas. No entanto, consta que era filho biológico de Antônio Drammis (futuro Barão Drammis).

Em genealogia, no caso de adoção, procura-se trabalhar com os dois ramos de família, o da família biológica e o da família adotiva.

Tommaso Capozza:

Não encontrei muitas informações sobre Tommaso, pai adotivo de Ernesto Capozza. No Registro de Nascimento de Ernesto, o pai é "Tommaso Capozza fu Francesco", ou seja, Tommaso filho de Francesco Capozza. Em outro documento consta que Tommaso era vivo em 1891, ou seja, faleceu após essa data.


Tommaso era próximo à família Drammis. Ele foi declarante do óbito de uma tia de Antônio Drammis, a senhora Simone Drammis, filha de Nicola e Domenica Orsini, ocorrido em 3 de novembro de 1867. Na ocasião, Tommaso informou ter 30 anos de idade (portanto nascido perto de 1837) e ser de profissão cameniere, ou seja, garçom ou empregado de mesa, provavelmente Tommaso trabalhava na propriedade da família.


Numa carta trocada entre os primos Mário Capozzi e Katie Marino  encontramos que Tomasso Capozza era aparentado com os Drammis. Postarei a carta na integra em outro artigo.


Maria Giuseppa Marino:

Também não encontrei informações sobre sua mãe Maria Giuseppa Marino, apenas uma parente, tia Isabela, talvez Marino.  Será irmã de Maria Giuseppa ?

Assim como muitas sicilianas da família de Agnesa (Inês) Siggia, Maria Giuseppa Marino era filatrice (fiandeira) por profissão. Ela  faleceu entre 1881 e dezembro de 1891. Residia na cidade de Nicastro, Calábria, cerca de 100 km. de Scandale.

A maior dificuldade em tentar construir essa árvore genealógica é a falta de documentos. Na pesquisa em microfilmes do  Registro Civil de Scandale existem muitos e molti registri mancano. De todos os livros que pesquisei, civis ou religiosos, essa foi a cidade com mais falhas!

Mesmo na web é dificil encontrar informações. Consta que em 1961, o diretor Renato Castellani rodou o filme "Il Brigante" na região e no Palazzo Drammis, e que para evidenciar o realismo das filmagens  queimou muitos dos documentos da família, leia mais aqui.

Antônio:

Segue a árvore genealógica possível do único ancestral de Ernesto Capozza conhecido, seu pai biológico, Antônio.


Algumas dessas escassas informações são pessoais, outras são daqui, outras ainda daqui. Os filhos de Nicola Drammis e Domenica Orsini não estão necessariamente em ordem de nascimento (numeração preta), assim como os filhos de Salvatore e Mariangela Fazio (numeração vermelha). Dos filhos de Antônio Drammis: Carmino e Beatrice imigraram para os EUA, Ernesto para o Brasil, Guglielmo continuou na Itália onde fez família e descendentes.

Obrigada Seomara Capozzi pelos registros de Ernesto e obrigada Sérgio Capozzi pelo santinho !




Nenhum comentário:

Postar um comentário