terça-feira, 5 de janeiro de 2016

MODICA E ESPANHA, OLÉ !!

De maneira geral, os sobrenomes são determinados :

- por profissões e ocupações como Gerber (curtidor),
- por posição, Bunde (camponês livre ou alemão)
- por flora ou fauna, como Jablinski (pomar de maçãs)
- características pessoais
- por locais como Coste (da costa),  Marino
- por regiões como Cosentino (de Cosenza, Calábria),
- ou mesmo por cidades como  Lachal (na França) e  Modica (na Sicília, Itália), Siragusa (Zaragoza, Espanha).

Rubens Jablinski  >>  mãe: Luiza Capozzi  >>  mãe: Agnese (Inês) Siggia  >>  mãe: Calógera Cosentino  >> mãe: Maria Modica  >> pai: Biaggio Modica >> mãe Giuseppa Siragusa

Maria Modica nasceu na ilha de Pantelleria, o pai dela era Biaggio Modica, o avô dela era Francesco Modica e o bisavô dela era Biaggio de Modica (com o de). Apesar de eu não ter chegado à origem da família Modica na cidade de Modica, que deve ser bem anterior ao período que pesquisei, essa relação certamente existe.

Então, inclua Modica em seu roteiro turístico, porque além de ser cidade de seus mais remotos ancestrais,  é também conhecida como a cidade mais singular da Itália depois de Veneza.

Modica e mais oito cidades do sudeste da Sicília  (Vale do Noto) fazem parte do Patrimônio Histórico da Unesco pelo conjunto arquitetônio e artístico do barroco tardio (séc. XVII), veja aqui.

Para saber mais sobre a cidade, veja aquiaqui e aqui.





Fotos: A primeira é daqui, as demais do Panoramio

SIM, TEMOS UM PÉ NA ESPANHA .... BAEZA

Dizem por aí, que os Salsedos de Pantelleria tem origem na cidade de Baeza, Espanha. Também dizem por aí, que os Salsedos de Pantelleria tem origem em Giovanni Salsedo que morava no Palácio dos Salcedo. Informação daqui, sem confirmação nenhuma !! Abaixo o Palácio dos Salcedos, atualmente um hotel.



Baeza é cidade da província de Jaen, da comunidade de Andalucia. Em 2003 o casco viejo foi tombado pela Unesco pela diversidade histórica arquitetônica, veja aqui.

Para saber mais sobre a cidade, clique aqui.

ZARAGOZA

Dizem também que os Siragusa são de Saragosa, Zaragoza, Espanha. Um pouco sobre ela  aqui, um pouco mais aqui. A foto abaixo é daqui.


Dizem muito por aí ! É uma fofocaiada !!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário