terça-feira, 1 de março de 2016

OS OSSOS DO BARÃO SALVATORE DRAMMIS - parte 2


O texto (em marrom) recebido da Itália, continua:

"Todos os descendentes de Salvatore Drammis se distinguiram pelas suas virtudes sociais, sua inteligência e patriotismo.  
Nicola Drammis desposou a nobre donzela Domenica Orsini, dessa união nasceu o Barão Salvatore Drammis."
 Nicola Drammis e Domenica Orsini tiveram 8 filhos. A saber: Salvatore (*1806 +1884), Antônio, Francesco, Bernardo, Simone (*1814 +1867), Luigi, Aurora e Maria. Não necessariamente nascidos nesta ordem.

"Durante 10 anos Nicola foi o chefe do Partido Liberal e aí continuou depois da Restauração. Foram seus amigos e correspondentes o historiador Pietro Colletta e o Barão Giuseppe Poerio."
"Salvatore herdou suas virtudes patrióticas que são tradicionais na família e pelas quais teve que sofrer por parte do Governo da época, que não podendo conquistá-lo pelo terror,  recorreu às honrarias e suborno, mas todas as ofertas foram recusadas com dignidade."
"No ano de 1832, que viu o terrível tremor de terra na Calábria, Salvatore Drammis fez reconstruir às suas expensas 40 casas de Scandale, sua terra natal, e entregou-as em posse aos pobres do lugar, sem procurar outra recompensa senão aquela que vem da consciência de ter cumprido um dever de filantropia." 
"Em todos os acontecimentos que se sucederam, sua pátria encontrou nele o devotamento de um verdadeiro pai: da mesma forma a afeição de seus conterrâneos é inigualável. Durante as doenças contagiosas os pobres viram-no à beira de seus leitos, para que eles não tivessem que sofrer a ausência do médico, a falta de medicamentos, nada enfim do que é necessário à humanidade sofredora."
"Em 1843, a fome dizimou as populações da Calábria Ulterior, mas os habitantes de Scandale nada sofreram, porque Salvatore Drammis providenciou para que não lhes faltassem trigo e farinha que ele comprava no mercado de Crotone a um preço inferior daquele dos vendedores locais. Toda a existência de Salvatore Drammis é marcada por numerosos e variados atos de benevolência."
Palazzo Drammis em Scandale, foto daqui

Aqui termina a tradução do texto recebido da Itália, mas ele tem uma continuação disponível na Wikipédia, que será apresentada na próxima postagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário