terça-feira, 12 de julho de 2016

VÍSTULA NA VEIA

OS JABLINSKI'S, THORN E A ALDSTADT EVANGELISH KIRCH :

Thorn atualmente a Tórun polonesa, situada na região centro-norte do país, às margens do rio Vístula.




Mapa daqui.

No Registro Civil de Nascimento de Willi Heinrich Jablinski (1895), consta como residência dos pais, a rua Backer nr. 18, atualmente rua Piekary, atrás da igreja em que foram batizados, veja na ampliação do mapa abaixo, marcados em verde no lado esquerdo.


Aspecto da rua Piekary em Tórun (nr.18, edifício vermelho), Atualmente, no local, está o restaurante Cizemka, ou seja, dá pra visitar !!  GoogleStreetView, maio 2012, aqui.



Bisneta de Willi Jablinski no restaurante da rua Backer (atualmente Piekary)

Todos os batismos dos Jablinski's em Thorn foram feitos na Aldstädt Evangelish Kirche (luterana), atualmente Igreja da Sagrado Espírito Santo (católica). leia mais aqui.

Abaixo fotos da Aldstädt Kirche, um pequeno passeio pela cidade clique aqui.  As duas primeiras fotos foram disponibilizadas na pág. do FB Tórun, veja aqui. A última imagem, do GoogleStreetView, de agosto de 2011, aqui.

Quer ver lindissimos postais antigos de Thorn do final sec. XIX, início séc. XX ?? Clique aqui









No final do séc.XIX os avós de Willi Jablinski, Carl Ferdinand Kamann e Amalie Dorothea Heise, viveram na  Seglerstrasse 13, atualmente rua Zeglarska, abaixo. O rio Vístula está ao fundo, após o portal, a primeira foto via Google StreetView, as demais da bisneta de Willi Jablinski.









Mas, o mais gostoso de Thorn, deve ser isto aqui ..... hummmm

Vístula na veia está em Narájow, do poeta paranaense Paulo Leminski, aqui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário