terça-feira, 16 de agosto de 2016

ATUALIZAÇÃO - FAMÍLIA JACOBI

Raimund Jacobi nasceu e viveu em Böhlen, Turíngia, até 1852, quando emigrou para o Brasil. Como já vimos ele veio com seu tio Friedrich Bratfisch, veja aqui.

Na Wikipedia alemã encontra-se um artigo sobre a cidade de Böhlen. Nesse artigo encontramos algumas informações interessantes sobre a vila, seus moradores e sobre o trajeto que alguns deles fizeram quando imigraram para o Brasil.
"Situação dos tecelões e emigração 
Em 1800, deveria haver um tear em quase todas as outras casas na aldeia."  

 A foto acima, "O tecelão" é daqui.
"Em torno de 1850 os tecelões sofreram  um golpe dos mais pesados. Devido à invenção de máquinas de tecelagem e à industrialização, os tecelões já não eram competitivos. Todas as famílias que viviam da tecelagem sofreram grande angústia (empobreceram). Muitos chegavam a ir a Konigsee (cerca de 15 km.) mendigar.  
Um dos  livros da igreja de Herschdorf (6 km.) traz o relato de duas crianças de Böhlen que morreram de frio no caminho de casa em Dröbischau . 
A situação precária dos tecelões os levou a furtos e roubos. Em 1848 foi criada pelos cidadãos do local a polícia voluntária. Em 1850, um caçador böhlener foi baleado por um engenheiro florestal de Gehren. 
O ano de 1850 testemunhou o auge do sofrimento dos tecelões de Böhlen . Um cidadão rico apresentou uma proposta para estimular as famílias pobres a emigrar. Ele chegou a disponibilizar 300 talers para isso. Os tecelões pobres foram recrutados para emigrar e ​​todos os custos da emigração foram reembolsados. Em geral, o custo dos 155 emigrados chegou a 1200 talers."  (*)

Foto daqui, do filme Die andere Heimat  (A outra Patria), mais sobre o filme aqui.
"O trajeto de Böhlen para Hamburgo, no dia 08 de março (de 1852) : 
às 07:00 hs. começa a viagem em Böhlen, com 4 parelhas para Möhrenbach (10 km.) 
às 08:30 hs. em  Möhrenbach - briga  
Em Möhrenbach as crianças restantes tomaram uma carroça para Gehren (3 km.) 
de Gehren  para Stadtilm (19 km.) - almoço Schweinefleisch Wurst ( lingüiça de porco ) 
Em Stadtilm as cenouras do Bacher cocheiro são lançadas no (rio) Ilm (?) 
novas parelhas em Stadtilm 
no distrito de Tannroda (17 km.), todos os bares cheios de curiosos 
de Weimar (17 km.) partem de trem para Hamburgo (mais 400 km.)"

Total: cerca de 466 k.

O mapa abaixo é daqui, em azul o rio Ilm, sublinhadas em vermelho as cidades citadas na Wikipedia, que fazem parte do trajeto de Raimund Jacobi e companheiros desde Böhlen até Hamburgo.


Mapa animado com a expansão das linhas férreas na Alemanha, clique aqui.
Estradas em Tuhringen 1848, clique aqui.

(*) Quanto aos gastos com a migração, é interessante observar que aqui lemos sobre o pagamento das dívidas dos imigrantes referente às passagens, estadia e gêneros, conforme citado nos Relatórios Provinciais de 1858, 1860 e 1861. Talvez a despesa desse rico cidadão de Böhlen refira-se ao percurso Böhlen-Hamburgo já que o restante da viagem foi custeada pelos próprios migrantes.

Raimund e seus companheiros de viagem embarcaram dia 11 de março de 1852 no porto de Hamburgo chegaram ao Brasil dia 17 de maio, 67 dias depois, veja aqui. Ele veio em busca de melhores condições de vida e em busca de terras !!

AINDA SOBRE O LOTE DE RAIMUND JACOBI EM SANTA CATARINA ....

Arbritagem de valor do lote de Raimund Jacobi, publicado no jornal "A República" de Desterro, dia 13 de setembro de 1883. Os requerimentos foram despachados e mandados publicar pelo governo da Província em 10 de setembro.


Convocação para receber o título definitivo de propriedade do lote pertencente a Raimund Jacobi, publicado no jornal "A República" de Florianópolis-SC, dia 28 de junho de 1895.  Despachado e mandado publicar pelo governo de Estado, na "Administração do cidadão engenheiro Hercílio Pedro da Luz, exepediente do dia 15":



Para ver o título de propriedade e saber mais sobre o lote de Raimund, clique aqui e aqui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário