terça-feira, 2 de agosto de 2016

JABLINSKI NO KREIS MOHRUNGEN

desculpem-me pelo textão e pela quantidade de informações ....


Até onde foi possível realizar a pesquisa genealógica, a  família Jablinski tem origem no kreis Mohrungen, na Prússia Oriental. No registro civil de casamento dos pais de Willi Jablinski (meu avô), lemos que Heinrich Jablinski, o noivo, era nascido em Kerpen, no ano de 1853, filho de Gottfried e Maria geb. Marschall.

Heinrich e Bertha casaram no civil em Thorn (Tórun) em setembro de 1884, veja aqui, ano 1884, Registros de Casamento (Rejestry małżeństw) fls. 149 e 150.



<<<<<<<     >>>>>>

KERPEN:

Kerpen era uma pequena cidade, com 138 habitantes em 1829 e 118 em 1885, próxima ao lago Geserich (Jeziorak), atualmente Karpowo na Polônia.

Kerpen possuía uma sede e mais duas vilas (aldeias), Gablauken e Ulpitten. Veja no mapa abaixo. Tão pequenas vilas que a população luterana congregava  na igreja de Schnellwalde.


A  igreja de Schnellwalde foi construída no final do séc. XIV e sofreu alterações, ampliações, etc.. nos séculos seguintes. Mais sobre a igreja, clique aqui. Outras fotos aqui. Provavelmente foi nessa igreja que nosso bisavô Heinrich, foi batizado e que nossos trisavós, os pais de Heinrich casaram .....




A primeira foto da igreja é daqui e a segunda do Panoramio, daqui.
Um bike tour pela região de Schnellwalde, leia aqui.



LINDÍSSIMAS fotos da região, veja aqui.  Vale a pena <3 <3 <3


<<<<<<     >>>>>>>

SOBRE A PESQUISA GENEALÓGICA EM LIVROS RELIGIOSOS E CIVIS DE KERPEN  :

Na Alemanha (ou Prússia) os registros civis começaram a ser feitos a partir de 1874, os registros civis de Kerpen eram feitos no cartório de Schnellwalde, mas tais documentos estão perdidos, veja aqui.

Para dados anteriores a 1874 (ou mesmo posteriores) existe a possibilidade da pesquisa em livros religiosos. A maioria dos habitantes de Kerpen era de fé luterana e frequentava a igreja na vizinha Schnellwalde, atualmente Boreczno.

As informações disponíveis sobre esses registros religiosos dão conta de que existem duplicatas (os pastores eram obrigados a fazer cópias dos assentamentos de batismos, casamentos, ...) no acervo do sr. Grigoleit, veja aqui. Alguns livros do acervo Grigoleit estariam no Prussian Archive Konigsberg (a confirmar), não sei se os livros de Schnellwalde também ... Leia aqui.

Alguns livros (não documentos de batizados, casamento ou óbito) da igreja luterana de Schnellwalde estão disponíveis online. São livros escolares, atas de reuniões, contabilidade, recenseamentos, etc ... A partir deles, no que me foi possível, consegui levantar dados interessantes. Estes documentos estão online no site do Arquivo de Olsztyn, veja aqui.

Na Lista de Almas da Paróquia de Schnellwalde 1843-1859, aparece a família de Heinrich Jablinski: pai, mãe e irmã.

Em Kerpen ano1856, aparece a família Jablinski: Gottfried Instmann 31 anos, Marie geb. Marschall ehefrau 25 anos, Wilhelmine tochter e Heinrich sohn, e mais uma pessoa com 72 anos de idade nascida perto de 1784, Anorte Marschall, Schwiegermutter, sogra (pg. 242/300).


No mesmo livro em 1859, em Kerpen, aparece Gottfried Jablinski. Apesar da dificuldade de leitura, parecem ter sido recenseados 2 adultos e 3 crianças, mais um irmão para Heinrich (pg.289/300).

Realmente há que se pensar na possibilidade de Heinrich Jablinski ter mais irmãos além de Wilhelmine (a primogênita).  
Em primeiro lugar, existem três homens de sobrenome Jablinski na listagem dos soldados mortos e feridos durante a IGG, nativos de Gablauken, kreis Mohrungen. Quase certo sejam aparentados com Henrich e Willi Jablinski (meu avô). São eles: Rudolf Jablinski nascido em 18.5.1894, Friedrich Jablinski nascido em 28.4.1896 e Hermann Jablinski. Para realizar essa pesquisa, clique aqui
Abaixo, Gablauken 1910-1920, foto daqui.

Em segundo lugar, a irmã de Willi, Meta Jablinski, foi sepultada com Hennig Jablinski, pessoa ainda desconhecida da família de Willi e Meta. Provavelmente Hennig é irmão ou sobrinho de Heinrich Jablinski.

Assim: Gottfried Jablinski nascido perto de 1825
             Marie Jablinski geb. Marschall nascida perto de 1829
             casados antes de 1850
             Wilhelmine Jablinski nascida perto de 1850
             Heinrich Jablinski nascido em 1853
             outros filhos nascidos após 1854 ....


<<<<<<   >>>>>>>

OS PRIMEIROS JABLINSKI'S EM KERPEN :

Nesse mesmo livro, Lista de Almas da Paróquia de Schnellwalde 1843-1859,  como residentes em Kerpen ano 1845, Maria Gablinski (Jablinski) dienstmaedchen, empregada,  17 anos, nascida perto de 1828 (pg. 112/300).


Residentes em Ulpitten ano 1845, Gottfried Jablinski (sem a especificação da idade, mas provavelmente o Gottfried pai de Heinrich), junto com a família Marschall (pg. 114/300)


Ainda no recenseamento do ano de 1845, aparecem como residentes em Albrechtswalde (pg. 149/300).


66 Gottfried Jablinski schuhmacher sapateiro, com 28 anos nascido perto de 1817 (não é o avô de Willi),
67 Charlotte Krause, einwohner (o mesmo que Instmann) ehefrau, 25 anos nascida perto de 1820,
68 Charlotte Jablinski tochter 22 anos nascida perto de 1823 (??)
82 Charlotte Jablinski 27 anos nascida perto de 1818. Parece que Charlotte era nome da moda !!!

No mesmo ano em Herrlichkeit aparece uma Christine Jablinski com 34 anos de idade, nascida perto de 1811 (pg. 146/300).


Nesses recenseamentos, normalmente, as famílias eram agrupadas. No caso dos Jablinski's, entretanto, encontrei apenas nomes esparsos, não agrupados, em vilas diferentes, Kerpen, Ulpitten, Albrechtswalde, Herrlichkeit ....  Pode-se pensar em falecimento dos pais, trabalho eventual em casa ou propriedade de terceiros e família de outra localidade, entre outros.


<<<<<<     >>>>>>

A FAMILIA MARSCHALL (DE MARIE MARSCHALL, MÃE DE HEINRICH):

No recenseamento de 1845 Ulpitten, aparece uma família Marschall com Gottfried Jablinski como agregado (a imagem está acima). Nela aparecem Carl, Koelmer,  (nasc. perto de 1793), Caroline (nasc. 1816), David (nasc. 1822), Justine (nasc.1828) , Wilhelmine (nasc. 1832), Louise (nasc. 1838) , August (nasc. 1841). Em 1854 aparece a mesma família (sem Gottfried, agora casado), com mais duas crianças, Hermann (nasc.1845) , Rudolf (nasc. 1849) e um outro adulto Ephraim (nasc. 1805). (Pg.191/300).

Pessoalmente, penso que essa não era a família nuclear de Maria Jablinski geb. Marschall, já que ela não aparece na listagem anterior ao casamento. Talvez fossem tios e primos de Maria.



Para acessar esses documentos procure no site http://olsztyn.ap.gov.pl, o link para  Evangelish Kirche zu Schnellwalde (Kosciol Ewangelicki w Borecznie), Seelenlisten des Kirchspiels Schnellwalde (Lista de Almas), procure a página já citada entre parenteses.




Sites interessantes, além dos já citados:

Kreis Mohrungen, documentos civis e religiosos, http://olsztyn.ap.gov.pl

Prússia Oriental, documentos civis e religiosos, http://allenstein.draschba.de

Prússia Oriental, mapas e fotos diversos, http://www.bildarchiv-ostpreussen.de

Vídeos da Prússia Oriental, https://www.youtube.com/user/FreiesOstpreussen/videos


Obrigada sr. Lothar Wieser, do grupo imigraçãoalemã, pela leitura dos documentos e informações !!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário